Projetos

Projetos

  • Estratégias para Planejamento e Avaliação de Desempenho de infraestrutura de IoT para smart cities: estudo de caso em municípios da Amazônia brasileira (2018 – Atual )

 Este projeto propõe estratégias para provimento de serviços de cidades inteligentes (smart cities) baseada em Internet das Coisas (IoT), considerando as características, limitações e particularidades das cidades brasileiras, notadamente municípios da Amazônia. A implementação de uma smart city necessita de um grande aparato nas mais diferentes áreas da Tecnologia da Informação. Em particular, a IoT atualmente desempenha um papel importante em promover várias possibilidades para aprimorar o funcionamento das cidades, permitindo/obtendo, por exemplo, reconhecimento de padrões, localização, rastreamento, monitoramento e gerenciamento inteligentes. Entres os diversos eixos possíveis, serão investigados três considerados cruciais para cidades situadas na Amazônia brasileira: (a) monitoramento de recursos hídricos, (b) provimento de infraestrutura temporárias de telecomunicações, e (c) técnicas de smart grids para gerenciamento eficiente de energia elétrica na cidade. As estratégias de IoT aplicadas às cidades inteligentes favorecem extrair conhecimento e ajudar na tomada de decisão dos gestores das cidades em geral. Ao final, as estratégias propostas auxiliarão a avaliação e implantação de uma smart city, levando em consideração as especificidades das cidades brasileiras.

coordenador: Prof. Carlos Renato Francês

  • Pesquisa e desenvolvimento de inteligência computacional para descoberta de conhecimento mais inteligente em sistemas integrados de CRM Social (2014 – Atual)

O SCRM (Social Customer Relationship Management) é um conceito emergente que inclui estratégias, processos e tecnologias que reúnem redes sociais na web e processos de CRM. No entanto, transformar a grande massa de dados disponíveis nas redes sociais em oportunidades de agregação de valor para as empresas é um desafio. Hoje, uma variedade de aplicativos de software baseados em técnicas de mineração da Web e de texto são usadas para descobertas de conhecimento no SCRM. Essas técnicas são úteis para identificar postagens relevantes nas mídias sociais e para extrair informações básicas (por exemplo, número de curtidas, ocorrência de palavras-chave em postagem, identificação de sentimentos simples), mas são insuficientes para identificar padrões mais complexos que incluem interconexões entre atores, perfis e postagens de banco de dados grandes e não estruturados. As técnicas de inteligência computacional (CI) (por exemplo, redes neurais artificiais, modelos bayesianos, sistemas nebulosos e computação evolutiva) são uma opção alternativa para resolver esses problemas. Eles prometem um grande potencial para melhorar os recursos na descoberta de conhecimento e também podem habilitar novos cenários de uso no SCRM (por exemplo, simulação de impacto, análise de rede, desenvolvimento de tópicos). No entanto, a pesquisa sobre até que ponto os métodos podem ser aplicados em sistemas SCRM integrados é escassa. A UFPA e o IWI planejam abordar essa lacuna combinando pesquisas complementares de seus projetos anteriores e atuais nos respectivos campos da CI (UFPA) e SCRM (IWI). Esta aplicação destina-se, portanto, à realização de um workshop conjunto que visa identificar tópicos e atividades de pesquisa comuns relevantes para uma cooperação de longo prazo, incluindo projetos de pesquisa conjuntos, intercâmbio de pesquisadores e criação de um laboratório.

coordenador: Reiner Alt

  • Aplicação de modelos de mineração de dados para estudo do impacto de variações das rendas provenientes do trabalho, da previdência social e de programas sociais sobre a desigualdade na distribuição de renda, a pobreza e a pobreza extrema para aglomerados (2019 – Atual)

A sociedade brasileira é marcada por diversos tipos de desigualdades (social, econômica, cultural, entre outras) que são resultantes da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social. Essas desigualdades tem impactos diversos, em especial sobre as condições de pobreza e precariedade. Os mecanismos para a redução da desigualdade e a eliminação da pobreza ainda não são unânimes entre os órgãos competentes. Também é polêmica a aplicabilidade para toda as regiões do Brasil das mesmas estratégias, uma vez que variações de renda incidem de forma diferenciada sobre a desigualdade de renda, a pobreza e a pobreza extrema nos diversos municípios brasileiros. Nesse sentido, é de suma importância a formulação de novos modelos de desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que possibilitem uma distribuição mais equitativa dos bens e de recursos sociais. É importante a implementação de ações que considerem a existência de diferentes ?Brasis?, com diferentes níveis de aplicação e abrangência, capazes de gerar soluções permanentes e efetivas na diminuição dos agudos cenários de pobreza, resultando em uma sociedade com maior inclusão social e econômica. Este trabalho pretende avaliar e identificar o impacto de variações das rendas provenientes do trabalho, da previdência social e de programas sociais sobre a desigualdade na distribuição de renda, a pobreza e a pobreza extrema para aglomerados homogêneos de municípios brasileiros a fim de melhorar a formulação de modelos de desenvolvimento e a definição de políticas públicas conforme a realidade social de cada aglomerado, tornando a aplicação de recursos mais adequados mais otimizada. Para isso, propõe-se a aplicação de mineração de dados para descoberta de relacionamentos e modelos presentes em bases de dados oficiais, como da previdência social, do ENEM e do IBGE, por exemplo.. 

coordenador: Prof. Carlos Renato Francês

  • Estratégias para Implantação e Aprimoramento de Tecnologias de Smart Grids: Estudos Baseados em Otimização Markoviana, Simulação Discreta e Modelos de Inteligência Computacional (2013 – 2018)

Este projeto de pesquisa tem por objetivo propor e implementar estudos de viabilidade de tecnologias de telecomunicações e de sistemas de apoio à decisão para smart grids, visando à investigação de aspectos como interoperabilidade e disponibilidade dos sistemas e dos serviços. Para tanto, pretende-se associar campanhas de medidas em protótipos, modelos de simulação discreta, otimização markoviana e modelos de inteligência computacional para realizar de estudos de cenários e de proposições em todos os níveis das arquiteturas de smart grids. No que concerne aos aspectos de telecomunicações, almeja-se investigar diversas tecnologias de redes, em especial aquelas já implantadas e/ou consolidadas na supervisão e operação dos sistemas elétricos de potência (tais como: powerline communication, Wi-Fi, WiMax, redes ópticas), concentrando esforços no entendimento, na caracterização de tráfegos típicos e na qualidade de serviço (QoS+) necessários às arquiteturas de smart grids. Em adição, serão investigados e elaborados diferentes modelos de simulação, inteligência computacional e de otimização, com vistas à extração de padrões e aquisição de conhecimento, envolvendo aspectos de supervisão, operação, logística e mercado, das empresas e dos consumidores finais

coordenador: Prof. Carlos Renato Francês

 

Rolar para o topo